Exames Internacionais

Quando você faz um teste de inglês, você recebe uma nota. Normalmente, você também receberá alguma indicação do que essa nota significa, expressada na forma de um nível de inglês ou identificação, por exemplo “iniciante” ou “avançado”.

Há muitos sistemas de nivelamento diferentes em inglês sendo utilizados ao redor do mundo, e uma variedade ainda maior de testes de inglês, que têm sistemas de nivelamento implícitos ou explícitos embutidos em suas notas. Alguns esquemas de nivelamento em inglês são embutidos em um teste de inglês em particular, enquanto outros são teoricamente sistemas sem qualquer teste associado.

O sistema de nível de inglês que você utiliza para descrever suas habilidades em inglês está normalmente imposto a você por outros. Um empregador, uma escola, um professor ou autoridade de imigração pede a você que você faça um teste de inglês em particular, então você o faz e descreve seu nível de inglês utilizando o sistema daquele teste. Dependendo dos seus objetivos e localização é provável que você fique mais familiarizado com um sistema de níveis de inglês do que com outro. Por exemplo, se você está se inscrevendo em uma universidade nos Estados Unidos, você provavelmente sabe o que uma nota 100 no TOEFL significa, enquanto se você estiver tentando conseguir um visto para se mudar para o Reino Unido, você provavelmente estará mais familiarizado com o nível B1 do CEFR (Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas – CEFR).

Veja abaixo alguns certificados internacionais.

TOEFL (Test of English as a Foreign Language)

Objetivo: Avaliar a proficiência na língua inglesa, principalmente em contextos acadêmicos.

CAMBRIDGE

Objetivo: Validação internacional do nível de inglês, acompanhamento do desenvolvimento linguístico no decorrer dos anos e diferencial no currículo.

TOEIC (Test of English for Internacional Communication)

Objetivo: Avaliar a proficiência na língua inglesa, principalmente em contextos de negócios.

IELTS (International English Language Testing System – Academic)

Objetivo: Avaliar o nível de uso da língua inglesa no contexto acadêmico de ensino superior.

Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR)

O Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) é um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas. O CEFR É utilizado no mundo todo para descrever as habilidades de um aluno na língua.

Assista ao vídeo para saber mais sobre o CEFR.

 

CEFR-chart

 

%d blogueiros gostam disto: